"A gente se vê por aqui" sera mesmo?




Assita e entenda como a rede globo "conquistou" toda sua fama e influencia em todos os setores da sociedade brasileira.

Além do Cidadão Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.

- Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989.

- Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora.

- Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana.

- Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira.


"Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"

BBC de Londres
Produtor: Simon Hartog




Usina de Belo monte, o fracasso da expedição Villas Boas



Assim como eu acredito que muitos ja devem ter ouvido falar algo sobre a usina de Belo Monte, para tentar alertar e ao mesmo tempo esclarecer os leitores do blog Historia Real trago um vídeo muito interessante sobre a campanha que esta rolando na internet contra a construção da usina, assista ao video e veja o apelo dos ribeirinhos e das pessoas que vivem e dependem do rio Xingu.


Quer participar dessa campanha contra a construção de Belo Monte? então acesse http://movimentogotadagua.com.br/ e assine a petição que sera enviada  presidenta Dilma. Faça sua parte, não seja conivente com esse equívoco.

O Genocídio brasileiro



   
    Nas últimas semanas, além do futebol de sempre, dois assuntos ocuparam as manchetes: o julgamento do chamado "mensalão" e, em São Paulo, o programa de combate a homofobia, grotescamente apelidado de "Kit Gay". Quase nenhuma importância se deu a uma espécie de testamento de uma tribo indígena. Tribo com 43 mil sobreviventes.
    A justiça federal decretou a expulsão de 170 índios na terra em que vivem atualmente. Isso no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, à margem do Rio Hovy. Isso diante de silêncio quase absoluto da chamada Grande Mídia. (Eliane Brum trata do assunto no site da revista Época). Há duas semanas, numa dramática carta-testamento, os Kaiowá-Guarani informaram:
-Não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui, na margem do rio, quanto longe daqui. Concluímos que vamos morrer todos. Estamos sem assistência, isolados, cercados de pistoleiros, e resistimos até hoje. Comemos uma vez por dia.
   Em sua carta-testamento os Kaiowá/Guarani rogam:
- Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui. Pedimos para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos. Este é o nosso pedido aos juízes federais.
Diante dessa história dantesca, a vice-procuradora Geral da República, Déborah Duprat, disse: "A reserva de Dourados é talvez a maior tragédia conhecida da questão indígena em todo o mundo".
   Italianos e um brasileiro fizeram um filme-denúncia sobre a tragédia. No Brasil, silêncio quase absoluto: Porque Dourados, Mato Grosso, índios... isso está muito longe. Isso não dá Ibope, não dá manchete. Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o índice de assassinatos na Reserva de Dourados é de 145 habitantes para cada 100 mil. No Iraque, esse índice é de 93 pessoas em cada 100 mil.



O PODER DO VOTO

Eleições se aproximando e ainda tem gente que não sabe ou ainda não percebeu o poder que tem em suas mãos, então deixo hoje aqui este vídeo que fala sobre o poder do voto, assista tenho certeza que você ira gostar.
Como a legenda do vídeo diz: As eleições são como um jogo e para que possamos jogá-lo direito temos de conhecer suas regras. Porque o povo não é burro, mas muitas vezes não sabe exercer o direito de voto corretamente.



Sessão Pipoca

 O CORVO

Filme de terror inspirado nos últimos dias de vida de Edgar Allan Poe, um dos maiores poetas e contistas de todos os tempos, a trama conta que Allan Poe, mesmo debilitado e completamente alucinado, sai do hospital, encabeçando uma busca implacável contra um serial killer , que usa de inspiração seus livros para cometer crimes macabros. Muito suspense, terror e aventura, O Corvo é um filme que impressiona, tanto pelo realismo biográfico como pela trama intricada, fazendo alusão direta as obras de Alan Poe, especialmente a um de seus poemas mais famosos, O Corvo, que dá título ao filme.




O PRÍNCIPE DO DESERTO

Grandioso épico ambientado na Arábia Saudita dos anos 30, conta a trama de um jovem príncipe que se vê envolvido num conflito violento pelo petróleo na região, tendo que pegar em armas e aliar com um dos seus dois inimigos, para poder conseguir vencer essa guerra. Lembrando em muitos aspectos ao grande clássico Lawrence da Arábia (1963), O Príncipe do Deserto é uma aventura empolgante, divertida, que retrata bem um dos maiores desertos da terra, o do Saara, palco de estórias maravilhosas, com uma produção e elenco digno de aplausos.




11 anos depois a duvida ainda fica: Implosão ou Desmoronamento?

    Na semana em que os atentados as torres gêmeas fazem 11 anos eu deixo aqui um artigo muito interessante, que fala sobre o por que?, as torres cairam e como eram suas estruturas, confiram ai:

    O engenheiro civil gaúcho Dr. José Jairo de Sales é um especialista em Engenharia de Estruturas Metálicas. Formou-se na Escola de Engenharia Civil de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, tendo desenvolvido inúmeros projetos de engenharia básica e de construção mecânica e civil.
Em 1984 veio para São Carlos para fazer o mestrado, assumindo uma vaga de professor, dois anos depois, no Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia (EESC-USP). Lá, além dos trabalhos como professor e o doutoramento, projetou as estruturas metálicas de vários edifícios do câmpus, como o do Departamento de Engenharia Elétrica, a Biblioteca Central, o Bloco B, entre outros, e recuperou o Ginásio de Esportes.
Como especialista em Estruturas Metálicas, concedeu uma entrevista para explicar o aspecto estrutural da queda das torres do World Trade Center, atingidas por dois aviões no ataque terrorista a Nova Iorque em 11 de setembro de 2001.

Torres do WTC, no sul da Ilha de Manhattan
                                 
                                     WTC hoje

CDCC Ciências – O que aconteceu com as Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC) de Nova Iorque?
Prof. Jairo – Foram destruídas por ato terrorrista!


CDCC – Como era a estrutura das torres?
Jairo – A estrutura do WTC era composta por 57 pilares periféricos (de 35cm x 35cm) em cada fachada de 63m de extensão, espaçados entre si a cada metro. Esses pilares uniam-se acima do térreo em 19 pilares espaçados à distância de 3 metros, além de dois pilares em cada canto das torres. Eram, no total, 236 pilares por andar. Não havia pilares-parede de concreto no núcleo dos edifícios, exceto os pilares de aço do núcleo dos elevadores. Em cada andar, lajes com 10cm de espessura sobre "steel deck" apoiavam-se sobre 236 vigas periféricas de 1,22m de altura, e 125 vigas-treliças de aço, com 18m de vão entre a fachada e o núcleo. O conjunto dos pilares externos, solidarizados entre si pelas vigas periféricas, formava um tubo estruturado, cujas propriedades mecânicas eram alteradas pelo fato de não ser constituído por paredes contínuas, mas perfuradas.
CDCC – Havia algo de especial e inovador no prédio?
Jairo – Edifícios tão altos quanto estes necessitam de sistemas seguros para conter as oscilações do topo sob ação dos ventos. Segundo o engenheiro e professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Mário Franco, ventos fortes eram capazes de "balançar" as torres a 90cm ou mais. "No WTC o sistema de amortecimento da estrutura consistia de 10 mil amortecedores visco-elásticos inseridos nas vigas-treliça de contraventamento de cada torre, não constando em toda a literatura técnica consultada nenhuma menção a massa oscilante acoplada em seu topo". O professor Franco critica a tese divulgada pela imprensa brasileira nos dias subseqüentes ao acidente, apontando como co-responsável pela queda das torres um contrapeso de 600 toneladas que funcionava como um pêndulo no alto das torres.
CDCC – Qual a principal diferença estrutural entre prédios "comuns" e prédios "grandes"? 
Jairo – Basicamente as cargas, que são maiores conforme forem maiores as dimensões.
CDCC – Por que o prédio caiu? 
Jairo – Após o impacto os tanques de combustível derramaram milhares de litros de gasolina, provocando um incêndio alimentado pela carga térmica do próprio edifício. Pouco a pouco, a temperatura subiu, com progressiva redução do módulo de elasticidade e da tensão do escoamento da estrutura, até que, por volta de 800ºC, os pilares se romperam. Pode ter havido perda da estabilidade dos pilares externos após a ruína de um ou mais andares, enfraquecidos pelo fogo. A parte superior da estrutura desmoronou sobre a inferior, e provocou o colapso progressivo a que assistimos. No caso da Torre Norte, acima da área destruída pelo avião havia dez andares de 3600m² cada, cujo peso total é avaliado em cerca de 2400tf por andar. A causa da ruína se deve ao esmagamento dos pilares remanescentes da região atingida que, fragilizados pelo fogo, receberam toda a carga que antes era suportada pelos pilares destruídos. Apesar de ter sido a primeira atingida, resistiu bem mais que a Torre Sul em razão de o avião ter se chocado mais na parte central do edifício, o que explica a queda vertical dessa torre. Já a Torre Sul, atingida em diagonal, teve destruição assimétrica e, portanto, mais acelerada. Antes de ruir inclinou-se a 150° ou mais em direção ao canto atingido. O que mais me impressiona é que o rompimento dos edifícios se deu da maneira como foram montados, só que ao contrário. Os módulos foram se soltando de três em três, conforme a montagem, e que o "colapso final" se deu pela destruição das juntas entre os módulos pré-fabricados, tanto nas junções de topo dos pilares quanto das vigas de fachada, nestas últimas predomina a ruptura por cisalhamento dos parafusos, e raramente se observa o rasgamento dos furos da conexão.

CDCC – Qual foi o motivo que fez com que a queda parecesse uma implosão? 
Jairo – Isso ocorreu porque o núcleo ruiu antes que os pilares das bordas.
CDCC – Por que o prédio não tombou com os impactos?
Jairo – Prédios desta altura possuem reserva de resistência para resistir a vento, impactos, explosões, etc.
CDCC – Que mudanças na estrutura das torres poderiam ter evitado a queda? 
Jairo – Eu ainda não sei quais deveriam ser estas mudanças, mas esta pergunta deverá ser respondida pela tecnologia futura.



O DESABAFO DE UM ABANDONADO

A mãe chora ao ver o filho executado
Agora é tarde para lamentar o leite derramado.
Agora é tarde para chorar minha mãe, pois já estou de partida
Tive que me criar na rua
Pois você nunca me dava a atenção que te pedia.
Quando chegava perto de você querendo carinho
Você dizia que estava cansada
Quando te pedia um abraço ou um beijinho
Você brigava dizendo estar atrasada Pro trabalho 
Que para você era mais importante que o seu filho.

Entrei para esse mundo pois não tinha com quem contar
Já que em casa eu não tinha uma referencia
E alguém que pudesse me aconselhar.
Entrei nisto achando que era uma coisa boa e acabei me iludindo
Não sabia ao certo quem eram aquelas pessoas
Mas aos poucos fui descobrindo.

Agora minha mãe você esta aqui chorando arrependida
Mas quando eu estava vivo e te procurei
Você me virou as costas e eu chorei
Por não ter o amor e atenção 
Da pessoa mais importante da minha vida.
Mas espero minha mãe que seu sofrimento
Sirva de lição para aqueles pais desatentos.
Pois esses que acham que seus filhos
Não precisam de carinho e atenção
Um dia estarão como você minha mãe
Com os corpos de seus filhos deitados em suas mãos.



Sessão Pipoca

Chego a hora do Andrio filmes e suas dicas:

OS VINGADORES

     Filme mais badalado de 2012, Os Vingadores é baseado na famosa série histórias em quadrinhos que reúne os maiores heróis da Marvel em uma equipe chamada SHIELD: Capitão América, o Homem de Ferro, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Nega. A trama do filme conta como surgiu a equipe e como foi o recrutamento de cada um, no intuito de estabelecer a tranquilidade e paz mundial, lutando com poderosos inimigos. Muitos efeitos especiais, ação, aventura e emoção, como um bom filme baseado em gibi pode proporcionar.



TIRANDO A SORTE GRANDE

 Comédia do cinema europeu, baseado em fatos reais, conta a estória de uma família que consegue ganhar nas roletas de forma legal, ganhando muito dinheiro em diversos cassinos em todo mundo. O metódo infalível acaba mudando radicalmente a vida deles, podem fechar a banca em qualquer cassino que eles quiserem, fazendo que os sonhos mais loucos de cada um se realizem. Elenco recheado de astros do cinema europeu, esse filme diverte e mostra que as vezes ganhamos, outras perdemos, e tudo nos traz consequências. 




Concorda ou Descorda?

      O melhor jeito Arnaldo Jabor de ser, leiam e analisem o que pensa este cara que alguns dizem ser polemico, porem, não enfeita suas opiniões e fala o que acha, doa a quem doer. Brasil e o povo brasileiro:




- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. 

Brasileiro é babaca. 
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida; 
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza; 
...Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade. .. 
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.

- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada. 
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.

Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo. 
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo. 
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo. 

- Brasileiro é um povo honesto. Mentira.
Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas. 
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira..

Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático.. Mentira.

Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar. 

Democracia isso? Pense !
O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar. 
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto.... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?
Grande coisa...

O Brasil é o país do futuro.

Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar.

Atividades para series iniciais

  Atividades de alfabetização para imprimir e atividades pedagógicas

Vou deixar uma dica para os professores de séries iniciais e educação infantil que precisam de atividades de alfabetização, atividades com desenhos, atividades de matemática e muitas outras, essa dica é sobre o blog
http://atividadeeduca.blogspot.com.br/ - nele você encontra muitas atividades para imprimir e usar no dia a dia. Se for do interesse de vocês, entrem nele para conferir.

   Colegas das series iniciais deem uma olhada acho que irão gostar do blog.


Sessão Pipoca

FORÇAS ESPECIAIS

Conta a estória de uma reporter que é sequestrada no Oriente Médio pelo Talibã. Descoberto o cativeiro onde ela está por um grupo de soldados, eles tentam fugir de lá, mas acabam encontram forte resistência dos terroristas, travando uam imensa batalha. Forças Especiais é um filme de ação de tirar o fôlego, apresenatndo de forma aventuresca e dramática a questão dos conflitos no Oriente Médio, tema já bem explorado em diversas produções cinematográficas recentemente.






PLANO DE FUGA

 Mais novo filme de Mel Gibson, conta a trama de um criminoso que tenta fugir de um assalto a banco, sendo obrigado a cruzar a fronteira com o México, mas acaba sendo preso pela policia local. Tendo ajuda apenas de um garoto, ele cria um plano para tentar escapar da prisão, enfrentando policiais e bandidos corruptos e conquistar sua liberdade. Muita ação, adrenalina, em um filme eletrizante, como é de se esperar de Mel Gibson, um dos atores mais populares dos filmes de ação. 



PROFESSORES E DEMAIS INTERESSADOS NA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA, LEIAM O TEXTO COM ATENÇÃO, É LONGO MAS MUITO IMPORTANTE!!!!!!

     Você realmente acredita em tudo que a televisão passa? ok então leia o relato a seguir de um professor e também os demais funcionários de uma escola que foram atraídos para uma emboscada, sem saber de nada acabaram ajudando pessoas que acabariam passando uma imagem nada agradável para a escola onde os mesmos trabalham: 


Repercussão da Visita do "JN no ar" na "pior" escola de SC, segundo IDEB
por Luís Augusto Ramos Xavier, Quarta, 15 de Agosto de 2012 às 23:39 ·

Demorei um pouco para escrever o meu parecer sobre a visita da Rede Globo à escola que trabalho e minha participação nesta entr

evista, pois saí para dar uma caminhada e organizar as idéias, para não demonstrar aos meus pais (alegres com a aparição do filho deles na tv) minha visível decepção diante da gravidade dos fatos! Vou fazer aqui uma narrativa com fatos que a televisão não mostrou (obviamente)!

Peço que tenham paciência e leiam até o final, e se concordarem, ajudem a compartilhar e façam a chegar a todos os interessados...

Ontem (terça) a direção da escola comentou algo sobre um telefonema da rede globo, que gravariam no dia de hoje uma reportagem sobre os resultados do IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) e confesso que fiquei com uma "pulga atras da orelha"... durante a noite perdida de sono dei uma pesquisada rápida na internet e vi que a situação não era das melhores...

Hoje, quarta feira, pela manhã, chego a escola para lecionar, e percebo toda a movimentação de carros dos meios de comunicação, carros da gerência regional de educação, parecia festa... quem dera se isso fosse verdade...

Nenhum representante da escola sabia, que estavamos ali para representar a suposta pior escola do Estado de Santa Catarina (segundo o IDEB das séries finais)... armadilha muito bem estruturada... Secretária Regional de Educação nos motivando para fazermos aulas interativas diantes das Camêras, tentando mostrar a escola como se fosse algo fantástico... viramos a escola da rotina de perna pro ar, passamos a manhã em função dos reporteres e cinegrafistas, para sermos taxados de pior escola? putz, humilhação.... fomos feitos de palhaços... Viramos a cara da pior escola do estado, e no entanto, nem trabalhavamos em 2011 na mesma, para sermos responsabilizados pelos baixos indices...

Se eu soubesse que a pauta da reportagem seria esta, eu (e acredito que meus colegas também) teriamos aderido a paralização programada que ocorreu no dia de hoje para discutir junto ao sindicato as estratégia para cobrar do governo as promessas e descasos eternos do governo com a nossa categoria! mas não, ficamos na escola, fomos bons anfitriões, os alunos colaboraram como nunca... que tristeza!

Meus colegas questionaram se realmente eramos a pior escola do estado, mas são vários indices diferentes para podermos afirmar 100% isso, mas estamos entre as piores e pronto!

Mas vou contar um pouco do que vivenciamos no dia a dia dessa ardua tarefa!!! Não vou tentar me justificar, nem pedir desculpas a ninguém, pois sempre digo que "Só se desculpa quem tem culpa".

O que a Tv não fala, que os indices apresentados na entrevistas remetem ao ano de 2011, ano histórico para o magistério publico catarinense, pois no referido ano foi deflagrada a maior greve da história da categoria, onde mais de 20 mil professores (a confirmar o número) cruzaram os braços a fim de forçar o governo do estado cumprisse a Lei do piso salarial na integra... ( e estamos até hoje esperando)... mas esta é só a Pontinha do Iceberg...

Diariamente sofremos ataques e massacres de todos os lados... pais, mães, padastros, madrastas, familias desestruturadas em geral batem a porta da escola, agredindo verbalmente e algumas vezes até fisicamente os profissionais de educação. E o motivo? O motivo é muito simples... nós profissionais de educação precisamos em muitos casos fazer o que a familia deveria ter feito... dar EDUCAÇÃO aos filhos deles, ao invés de intermediar o conhecimento...

Conselho de classe, reuniões pedagógicas muitas vezes parecem piada... estamos fadados a termos uma geração de analfabetos com diploma de Ensino Médio...

Santa Catarina se Orgulha de ter os melhores desempenhos do IDEB, que leva em conta, inclusive, os indices de reprovação dos alunos nas escolas estaduais... Fraude... Vou dizer que "NINGUEM" reprova em Santa Catarina, estudando ou não...

Os alunos que em 2012 estudam na Sétima série do ensino fundamental estão aprovados, mesmo sem saber escrever. e porque? esta turma vêm sendo aprovada desde a primeira série, e estarão aprovados em 2012, e 2013, independentes do seu desempenho. O objetivo é extinguir as turmas de ensino fundamental de 8 anos e gradualmente entrarmos no novo sistema de 9 anos. ou seja... Em 2014 teremos um efetivo discente no Primeiro Ano do Ensino Médio, que possivelmente boa parte deles ainda serão analfabetos.

Então, se os indices de 2011 já foram baixos... imaginem os indices de 2013... as ultimas oitavas séries (aprovadas autormaticamente desde a primeira série, sabendo ler ou não) vêm aí para nos representar...

Além disso, no novo sistema de 9 anos de séries iniciais, muitos anos tbém não podem reter o aluno, e em uma politica informal, "ninguem" pode ser reprovado...

As leis da educação, assim como as leis criminais do Brasil foram feitas para proteger e dar razão para vagabundos, que não querem nada com nada, compromisso ZERO. Infinitas recuperações paralelas, avaliação final, se preciso segunda época, e se nada der certo, o sistema dá um "jeitinho brasileiro" de aprovar... Não importa se o aluno aprendeu, se dedicou, se sabe ler e escrever, somar e subtrair... o importante é que os indices de aprovação sejam altos... indices, indices, indices... e por que? indices ajudam a barganhar recursos... recursos estes que não chegam aonde deveriam... na educação!

E durante a escrita deste relato, meus colegas professores, que estudaram e estudam muito para exercerem nossa ardua missão, já me comunicaram que estamos no "paredão de fuzilamento", pois a comunidade, ao invés de assumir o seu papel e nos auxiliar a mudar esta realidade, apontou todos os dedos que podem, jogando pedras e nos acusando de ser os únicos responsáveis pelos baixos indices...

Alô, tem alguém aí? se cada um não assumir as suas responsabilidades, isso nunca mudará... quem respondeu as provas foram os alunos, Seus filhos... se eles não quiserem (e em sua maioria não querem), não existe professor graduando, graduado, especialista e até mestre que consiga faze-los aprender...

E, apesar de todas estas decepções e frustações, sigo em frente e de cabeça erguida... pois ainda acredito em um futuro melhor pela educação!!!

Perdoem-me por possíveis erros de grafia, concordância e acentuação, mas diante da situação, a cabeça não ajudou muito a ser 100% correto!!!

Luís Augusto Ramos Xavier






Sessão pipoca

Hora do entrerimento com Andrio filmes:
         
     Comédia bem humorada sobre os desafios da mulher moderna, conta a estória engraçada de Kate, uma mulher que é um exemplo de mulher que consegue conciliar família, trabalho e vida pessoal, mas de uma hora para outra aparece um charmoso novo colega de trabalho, que acaba esculhambando geral a vida dela. Estrelado por Sarah Jessica Parker, esse filme é uma verdadeira brincadeira com a mulher dos dias de hoje, sendo o título uma boa afirmação: Não sei como ela consegue.


  Segunda dica:

       Esse longa conta a estória de um jovem universitário, que após ser expulso da faculdade, acaba sendo persuadido a trabalhar como baba. Inexperiente, ele acaba levando as crianças a terem uma aventura inesquecível pela noite das ruas de Nova York. Uma comédia maluca, hilariante, que retrata de forma engraçada a visão do mundo infantil sobre a vida noturna de uma grande metrópole, sem deixar de satirizar e mostrar que irresponsabilidades trazem consequências. 




Aprendam com o passado para nao errar no futuro

       Agora vejam como nossa politica esta regredindo ao inves de evoluir, leiam e vejam o que a constituiçao de 1934 entre outras coisas incentivou:

"No campo educacional, o governo incentivou o desenvolvimento do ensino superior e médio. A grande meta era formar futuras gerações preparadas para assumir postos de trabalhos gerados com os avanços pretendidos no setor econômico."

      Olhem o ano em que isso foi instituido, agora analisem nossa educaçao, escolas, professores hoje em pleno seculo XXI sendo, supostamente, a 6ª economia do mundo. Uma economia que cresce, nao investe, e ainda quer cobrar resultados, essa é nossa realidade.
Aprendam senhores governantes, dinheiro acumulado sem investimento certo é dinheiro perdido.


       Me perguntam, por que a historia é mais importante? sem ela talvem não pudesse-mos perceber o quanto nossos governantes vem desrespeitando algo que foi outorgado a décadas atras, lógico que esta constituição não esta mais em vigor, porem, percebam o quanto estamos regredindo em termos de educação, de investimentos, de incentivos, o quanto estamos perdendo em planejamento e logística.


      Para finalizar deixo aqui uma pergunta para reflexão: como pretendemos ter mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento que Copa e Olimpíadas irão trazer se não investimos no principal que é a educação?









Tour por Sombrio - SC

        Essa semana vou deixar aqui um vídeo que que mostra alguns patrimônios culturais, materiais e naturais de minha cidade chamada de Sombrio que esta localizada no estado de Santa Catarina. O  vídeo é antigo, foi feito com o auxilio de um colega meu enquanto eu ainda estava cursando o a faculdade de História.
         Espero que gostem e curtam o vídeo, sem mais delongas:


Boa semana, até sexta :)

Sessão pipoca

     Hoje é dia das dicas do Andrio Filmes:
          Grandioso épico sobre a mitologia grega, Fúria de Titãs 2 mantém o ritmo de ação, aventura e efeitos especiais do primeiro filme, apresentando logicamente alguns dos mitos mais conhecidos da Grécia Antiga. Dez anos após derrotar o Kraken, Perseu decidiu viver uma vida tranquila com seu filho, mas novamente tem que entrar em ação, quando os deuses, humanos e titãs novamente entram em guerra, sendo só ele capaz de salvar os deuses e a toda humanidade da destruição total, vivendo uma nova aventura eletrizante e emocionante.



2ª dica:
            Suspense dramático eletrizante, com Nicolas Cage e Nicole Kidman no elenco, que conta a angustiante estória de uma família que vive numa casa confortável e segura, porém tem uma filha adolescente rebelde. Tudo ia bem, até que criminosos invadem a casa e fazem essa família de refém. Agora todos segredos da família terão que ser revelados para lutar contra os invasores e para se manterem vivos. Muito suspense, ação, emoção e muito drama num filme de tirar o fôlego. 



Bom finde de semana e bom filme a todos, até a proxima

Escolas: uma falta de "Educação" do poder público

      Muitos acham um exagero quando professores de escolas públicas entram em greve exigindo melhores salários, condições de trabalho e mais investimento em infra-estrutura nas escolas, mas será que já viram como se encontram muitas escolas nesse pais? não? entao assista a essa reportagem:

     
      E não pense que em Santa Catarina a situação é diferente, que as escolas aqui estão em excelentes condições, pois não estão, existe escolas improvisadas, outras estão literalmente se desmanchando ou sem uma quadra coberta para que os alunos possam fazer atividades físicas em dias de chuva, alunos sendo "jogados" de um lado para o outro, devido a sala em que eles usavam estar interditada, por não oferecer segurança aos mesmos. Muitos devem estar pensando "ha ,mais isso deve-se ao tempo", não, pois algumas escolas passam por reformas constantemente, isso deve-se as péssimas qualidades dos materiais que são usados nessas reformas, o esquema funciona da seguinte forma: a empresa para ganhar a licitação joga o preço la embaixo, depois de ganhada, vai e faz a reforma, porem, como já mencionei, usa materiais de qualidade inferior, e por que a empresa faria isso? para que a escola volte a precisar de reformas, e assim o governo volte a lançar editais e ai o esquema recomeça.
       Muitos ficam pensando " mas por que o governo não investe em educação?", ninguém melhor para explicar isso do que Arnaldo Jabor:

     
       Agora vejam o que o secretario da educaçao do estado de Santa Catarina disse sobre algumas escolas do estado:

     

        Você ainda acha um exagero os professores reivindicarem melhores condições de trabalho?


Sessão Pipoca

     Segue ai as dicas do Andrio filmes:

                 Hilariante comédia e paródia sobre as consequências de romances dos tempos de escola na vida adulta, esse filme conta a estória de uma mulher divorciada e desempregada, que acaba aceitando o emprego de caçadora de recompensas. Seu primeiro alvo, um foragido, ela acaba descobrindo que era uma antiga paixão dos tempos de escola, a qual não dava a menor importância a ela. Agora, pretendo usar isso para realizar um divertido ato de vingança contra essa paixão não correspondida.






         Próxima dica:


                       Comédia com pitadas de ação, conta a estória de dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, gerando um conflito onde o principal objetivo é conquistar ela, usando de todas suas habilidades, numa guerra onde vale praticamente de tudo. Diversão garantida, muita ação, cenas divertidas e doses de uma típica comédia romântica, gênero muito popular nos dias de hoje, brincando logicamente com a velha conhecida questão da conquista amorosa, tema tão presente ainda no cinema. 

                        
Bom final de semana a todos

Professor Pachecao

            Hoje trouxe para vocês uma entrevista com o professor Jose Inácio da Silva Pereira ou como também é conhecido "Professor Pachecão", achei muito interessante a metodologia que ele usa, sem contar a sua historia de vida, devido a sua metodologia Pachecao é adorado e admirado por alunos e amigos.
               Professor Pachecão participou dos principais programas de auditório: Brasil Legal, Jô Soares Onze e Meia, Programa do Jô, Domingão do Faustão, Programa Livre, Programa da Hebe, Sem Censura, Xuxa, Angélica entre outros, se transformando no professor mais famoso do Brasil. Também atuou como professor no seriado Sandy & Júnior e conduziu o quadro Blitz durante um ano na Globo Minas.

              Assistam ao video e curtao a entrevista: