Repercussão da Visita do "JN no ar" na "pior" escola de SC, segundo IDEB
por Luís Augusto Ramos Xavier, Quarta, 15 de Agosto de 2012 às 23:39 ·
Demorei um pouco para escrever o meu parecer sobre a visita da Rede Globo à escola que trabalho e minha participação nesta entr
evista, pois saí para dar uma caminhada e organizar as idéias, para não demonstrar aos meus pais (alegres com a aparição do filho deles na tv) minha visível decepção diante da gravidade dos fatos! Vou fazer aqui uma narrativa com fatos que a televisão não mostrou (obviamente)!
Peço que tenham paciência e leiam até o final, e se concordarem, ajudem a compartilhar e façam a chegar a todos os interessados...
Ontem (terça) a direção da escola comentou algo sobre um telefonema da rede globo, que gravariam no dia de hoje uma reportagem sobre os resultados do IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) e confesso que fiquei com uma "pulga atras da orelha"... durante a noite perdida de sono dei uma pesquisada rápida na internet e vi que a situação não era das melhores...
Hoje, quarta feira, pela manhã, chego a escola para lecionar, e percebo toda a movimentação de carros dos meios de comunicação, carros da gerência regional de educação, parecia festa... quem dera se isso fosse verdade...
Nenhum representante da escola sabia, que estavamos ali para representar a suposta pior escola do Estado de Santa Catarina (segundo o IDEB das séries finais)... armadilha muito bem estruturada... Secretária Regional de Educação nos motivando para fazermos aulas interativas diantes das Camêras, tentando mostrar a escola como se fosse algo fantástico... viramos a escola da rotina de perna pro ar, passamos a manhã em função dos reporteres e cinegrafistas, para sermos taxados de pior escola? putz, humilhação.... fomos feitos de palhaços... Viramos a cara da pior escola do estado, e no entanto, nem trabalhavamos em 2011 na mesma, para sermos responsabilizados pelos baixos indices...
Se eu soubesse que a pauta da reportagem seria esta, eu (e acredito que meus colegas também) teriamos aderido a paralização programada que ocorreu no dia de hoje para discutir junto ao sindicato as estratégia para cobrar do governo as promessas e descasos eternos do governo com a nossa categoria! mas não, ficamos na escola, fomos bons anfitriões, os alunos colaboraram como nunca... que tristeza!
Meus colegas questionaram se realmente eramos a pior escola do estado, mas são vários indices diferentes para podermos afirmar 100% isso, mas estamos entre as piores e pronto!
Mas vou contar um pouco do que vivenciamos no dia a dia dessa ardua tarefa!!! Não vou tentar me justificar, nem pedir desculpas a ninguém, pois sempre digo que "Só se desculpa quem tem culpa".
O que a Tv não fala, que os indices apresentados na entrevistas remetem ao ano de 2011, ano histórico para o magistério publico catarinense, pois no referido ano foi deflagrada a maior greve da história da categoria, onde mais de 20 mil professores (a confirmar o número) cruzaram os braços a fim de forçar o governo do estado cumprisse a Lei do piso salarial na integra... ( e estamos até hoje esperando)... mas esta é só a Pontinha do Iceberg...
Diariamente sofremos ataques e massacres de todos os lados... pais, mães, padastros, madrastas, familias desestruturadas em geral batem a porta da escola, agredindo verbalmente e algumas vezes até fisicamente os profissionais de educação. E o motivo? O motivo é muito simples... nós profissionais de educação precisamos em muitos casos fazer o que a familia deveria ter feito... dar EDUCAÇÃO aos filhos deles, ao invés de intermediar o conhecimento...
Conselho de classe, reuniões pedagógicas muitas vezes parecem piada... estamos fadados a termos uma geração de analfabetos com diploma de Ensino Médio...
Santa Catarina se Orgulha de ter os melhores desempenhos do IDEB, que leva em conta, inclusive, os indices de reprovação dos alunos nas escolas estaduais... Fraude... Vou dizer que "NINGUEM" reprova em Santa Catarina, estudando ou não...
Os alunos que em 2012 estudam na Sétima série do ensino fundamental estão aprovados, mesmo sem saber escrever. e porque? esta turma vêm sendo aprovada desde a primeira série, e estarão aprovados em 2012, e 2013, independentes do seu desempenho. O objetivo é extinguir as turmas de ensino fundamental de 8 anos e gradualmente entrarmos no novo sistema de 9 anos. ou seja... Em 2014 teremos um efetivo discente no Primeiro Ano do Ensino Médio, que possivelmente boa parte deles ainda serão analfabetos.
Então, se os indices de 2011 já foram baixos... imaginem os indices de 2013... as ultimas oitavas séries (aprovadas autormaticamente desde a primeira série, sabendo ler ou não) vêm aí para nos representar...
Além disso, no novo sistema de 9 anos de séries iniciais, muitos anos tbém não podem reter o aluno, e em uma politica informal, "ninguem" pode ser reprovado...
As leis da educação, assim como as leis criminais do Brasil foram feitas para proteger e dar razão para vagabundos, que não querem nada com nada, compromisso ZERO. Infinitas recuperações paralelas, avaliação final, se preciso segunda época, e se nada der certo, o sistema dá um "jeitinho brasileiro" de aprovar... Não importa se o aluno aprendeu, se dedicou, se sabe ler e escrever, somar e subtrair... o importante é que os indices de aprovação sejam altos... indices, indices, indices... e por que? indices ajudam a barganhar recursos... recursos estes que não chegam aonde deveriam... na educação!
E durante a escrita deste relato, meus colegas professores, que estudaram e estudam muito para exercerem nossa ardua missão, já me comunicaram que estamos no "paredão de fuzilamento", pois a comunidade, ao invés de assumir o seu papel e nos auxiliar a mudar esta realidade, apontou todos os dedos que podem, jogando pedras e nos acusando de ser os únicos responsáveis pelos baixos indices...
Alô, tem alguém aí? se cada um não assumir as suas responsabilidades, isso nunca mudará... quem respondeu as provas foram os alunos, Seus filhos... se eles não quiserem (e em sua maioria não querem), não existe professor graduando, graduado, especialista e até mestre que consiga faze-los aprender...
E, apesar de todas estas decepções e frustações, sigo em frente e de cabeça erguida... pois ainda acredito em um futuro melhor pela educação!!!
Perdoem-me por possíveis erros de grafia, concordância e acentuação, mas diante da situação, a cabeça não ajudou muito a ser 100% correto!!!
Luís Augusto Ramos Xavier
Peço que tenham paciência e leiam até o final, e se concordarem, ajudem a compartilhar e façam a chegar a todos os interessados...
Ontem (terça) a direção da escola comentou algo sobre um telefonema da rede globo, que gravariam no dia de hoje uma reportagem sobre os resultados do IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) e confesso que fiquei com uma "pulga atras da orelha"... durante a noite perdida de sono dei uma pesquisada rápida na internet e vi que a situação não era das melhores...
Hoje, quarta feira, pela manhã, chego a escola para lecionar, e percebo toda a movimentação de carros dos meios de comunicação, carros da gerência regional de educação, parecia festa... quem dera se isso fosse verdade...
Nenhum representante da escola sabia, que estavamos ali para representar a suposta pior escola do Estado de Santa Catarina (segundo o IDEB das séries finais)... armadilha muito bem estruturada... Secretária Regional de Educação nos motivando para fazermos aulas interativas diantes das Camêras, tentando mostrar a escola como se fosse algo fantástico... viramos a escola da rotina de perna pro ar, passamos a manhã em função dos reporteres e cinegrafistas, para sermos taxados de pior escola? putz, humilhação.... fomos feitos de palhaços... Viramos a cara da pior escola do estado, e no entanto, nem trabalhavamos em 2011 na mesma, para sermos responsabilizados pelos baixos indices...
Se eu soubesse que a pauta da reportagem seria esta, eu (e acredito que meus colegas também) teriamos aderido a paralização programada que ocorreu no dia de hoje para discutir junto ao sindicato as estratégia para cobrar do governo as promessas e descasos eternos do governo com a nossa categoria! mas não, ficamos na escola, fomos bons anfitriões, os alunos colaboraram como nunca... que tristeza!
Meus colegas questionaram se realmente eramos a pior escola do estado, mas são vários indices diferentes para podermos afirmar 100% isso, mas estamos entre as piores e pronto!
Mas vou contar um pouco do que vivenciamos no dia a dia dessa ardua tarefa!!! Não vou tentar me justificar, nem pedir desculpas a ninguém, pois sempre digo que "Só se desculpa quem tem culpa".
O que a Tv não fala, que os indices apresentados na entrevistas remetem ao ano de 2011, ano histórico para o magistério publico catarinense, pois no referido ano foi deflagrada a maior greve da história da categoria, onde mais de 20 mil professores (a confirmar o número) cruzaram os braços a fim de forçar o governo do estado cumprisse a Lei do piso salarial na integra... ( e estamos até hoje esperando)... mas esta é só a Pontinha do Iceberg...
Diariamente sofremos ataques e massacres de todos os lados... pais, mães, padastros, madrastas, familias desestruturadas em geral batem a porta da escola, agredindo verbalmente e algumas vezes até fisicamente os profissionais de educação. E o motivo? O motivo é muito simples... nós profissionais de educação precisamos em muitos casos fazer o que a familia deveria ter feito... dar EDUCAÇÃO aos filhos deles, ao invés de intermediar o conhecimento...
Conselho de classe, reuniões pedagógicas muitas vezes parecem piada... estamos fadados a termos uma geração de analfabetos com diploma de Ensino Médio...
Santa Catarina se Orgulha de ter os melhores desempenhos do IDEB, que leva em conta, inclusive, os indices de reprovação dos alunos nas escolas estaduais... Fraude... Vou dizer que "NINGUEM" reprova em Santa Catarina, estudando ou não...
Os alunos que em 2012 estudam na Sétima série do ensino fundamental estão aprovados, mesmo sem saber escrever. e porque? esta turma vêm sendo aprovada desde a primeira série, e estarão aprovados em 2012, e 2013, independentes do seu desempenho. O objetivo é extinguir as turmas de ensino fundamental de 8 anos e gradualmente entrarmos no novo sistema de 9 anos. ou seja... Em 2014 teremos um efetivo discente no Primeiro Ano do Ensino Médio, que possivelmente boa parte deles ainda serão analfabetos.
Então, se os indices de 2011 já foram baixos... imaginem os indices de 2013... as ultimas oitavas séries (aprovadas autormaticamente desde a primeira série, sabendo ler ou não) vêm aí para nos representar...
Além disso, no novo sistema de 9 anos de séries iniciais, muitos anos tbém não podem reter o aluno, e em uma politica informal, "ninguem" pode ser reprovado...
As leis da educação, assim como as leis criminais do Brasil foram feitas para proteger e dar razão para vagabundos, que não querem nada com nada, compromisso ZERO. Infinitas recuperações paralelas, avaliação final, se preciso segunda época, e se nada der certo, o sistema dá um "jeitinho brasileiro" de aprovar... Não importa se o aluno aprendeu, se dedicou, se sabe ler e escrever, somar e subtrair... o importante é que os indices de aprovação sejam altos... indices, indices, indices... e por que? indices ajudam a barganhar recursos... recursos estes que não chegam aonde deveriam... na educação!
E durante a escrita deste relato, meus colegas professores, que estudaram e estudam muito para exercerem nossa ardua missão, já me comunicaram que estamos no "paredão de fuzilamento", pois a comunidade, ao invés de assumir o seu papel e nos auxiliar a mudar esta realidade, apontou todos os dedos que podem, jogando pedras e nos acusando de ser os únicos responsáveis pelos baixos indices...
Alô, tem alguém aí? se cada um não assumir as suas responsabilidades, isso nunca mudará... quem respondeu as provas foram os alunos, Seus filhos... se eles não quiserem (e em sua maioria não querem), não existe professor graduando, graduado, especialista e até mestre que consiga faze-los aprender...
E, apesar de todas estas decepções e frustações, sigo em frente e de cabeça erguida... pois ainda acredito em um futuro melhor pela educação!!!
Perdoem-me por possíveis erros de grafia, concordância e acentuação, mas diante da situação, a cabeça não ajudou muito a ser 100% correto!!!
Luís Augusto Ramos Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário