É comum vermos algumas pessoas usarem a expressão "o gigante voltou a dormir" sempre que lê, assisti ou ouvi alguma notícia sobre a política nacional que não lhe agrada. Eis o ponto a ser discutido.
Desde as manifestações de junho de 2013, tenho visto uma certa mudança, ainda tímida, de foco da população, referente as questões políticas do país. Até a data referida pouco se falava nisso, as redes sociais propagavam mensagens de auto-ajuda, amizade, amor, e lá uma vez que outra via-se alguma postagem de críticas aos políticos e ao governo, como questões de salários, regalias, alguns casos de impunidade, enfim, esses tipos de postagens não dominavam tanto os feeds de noticias como os exemplos mencionados anteriormente neste parágrafo.
Após a data mencionada a cima algumas coisas parecem ter mudado, como a atenção dada pela maioria das pessoas as decisões que são tomadas e debatidas em Brasília e, principalmente, elas tem ficado ainda mais atentas aos desvios e malfeitos praticados pelos homens públicos, que dizem representar o povo. Percebi, que muitos começaram a usar suas redes sociais para expor suas opiniões sobre o que pensa a respeito de alguns temas, fatos, notícias, mesmo que algumas vezes de forma induzida ou equivocada, mas, podemos notar que os acontecimentos de 2013 não foram fatos isolados e sem efeito sobre as pessoas, pelo contrario, serviram como um sinal de alerta para uma sociedade que até então vinha sendo conivente com uma realidade que a muito os incomodavam, mas, até então preferiam deixar como estava.
Após as eleições presidenciais e do congresso nacional no ano passado muito se ouviu a frase mencionada no início deste texto. Porém, percebe-se que o fato de estarem manifestando seu descontentamento com o resultado do pleito e terem ao longo do período eleitoral participado de forma indireta na campanha de seus candidatos, nos mostra o quanto as pessoas passaram a se interessar mais pela política, algo que, talvez, a muito não se via.
Muitos certamente pensaram, "ah, mas com o passar das eleições tudo volta ao normal e o 'gigante, dorme novamente'". Não é o que estamos vendo, mesmo com o findar das eleições as pessoas continuam antenadas no mundo político, infelizmente, vendo-o como um jogo de futebol, onde qualquer fato ou notícia que possa ser usada contra os vencedores é amplamente divulgada nas redes. O que também não é de se estranhar, pois, fomos doutrinados a ter o mundo futebolístico como o único tema de relevância nacional, sendo assim, as pessoas passaram a levar a rivalidade que aprenderam a criar no futebol para a política e assim temos um gigante que mesmo acordado, continua com as mesmas distorções de conceitos e relevância ou uma massa que mesmo estando mais atenta ao que acontece em seu pais, continua ouvindo as vozes de sempre, lhe dizendo para não se interessar, falar ou discutir sobre política.
Será mesmo que o gigante não acordou ou nós que não aprendemos a enxerga-lo? Após as ultimas manifestações dos dia 13 e 15 de março deste ano(2015) percebe-se que sim, ele acordou. Um tanto confuso, sem saber bem o que quer, assim como em 2013, talvez um pouco cego e surdo por ao invés de lutar por um aperfeiçoamento da democracia e seu sistema político se deixou levar por um discurso contraditório, muitas vezes, carregado de ódio, intolerância, entre outros. Antes que pensem ou digam que estou inferiorizando uma manifestação que levou um pouco mais de um milhão e meio de pessoas as ruas, claro que não, sei que muitos ali tinham suas convicções, buscavam realmente dar um recado ao governo, mas, infelizmente, acabaram sendo massa de manobra de movimentos anti-democráticos, como os que pediam por intervenção militar.
Por fim, percebemos que a população, de modo geral, vem aos poucos mudando sua atenção para assuntos que realmente são prioridades e que vão trazer resultados no seu dia-a-dia. Mas cabe a reflexão de que essas mudanças não ocorreram do dia para a noite. O "gigante" está acordado, porem, aos poucos vem dando seus sinais de existência, e cabe a nós saber enxerga-lo e tentar mostrar a ele o caminho para a mudança significativa e real de nosso país. Não atribua uma questão tão complexa a desilusões que você possa ter, motivado por algum fato ou notícia que não lhe agradou.
Obrigado pelo tempo que dedicou a leitura deste texto. Volte sempre que possível e compartilhe, passe, envie ou mostre, caso tenha gostado, para seus amigos.
até a próxima :)

Nenhum comentário:
Postar um comentário