Certa noite durante uma aula da faculdade um professor nos apresentou a música de Raul Seixas chamada "Eu nasci a dez mil anos atrás", nos dizendo que tal música era uma mini aula de história, ficamos curiosos, e parte por parte ele foi nos "desvendando" a letra e ao final ficamos espantados como realmente a letra abordava, de forma simples, cada período da história.
Bem, vamos lá, o comportamento das pessoas nesses últimos dias, ou parte delas, me fez lembrar do fato narrado logo acima, mais especificamente a primeira frase da música referida onde diz "Eu vi Cristo ser crucificado.O amor nascer e ser assassinado", bacana né? uma pequena frase já nos remete a passagem histórica conhecida como paixão de Cristo.
Mas o que esta pequena frase diz sobre o atual momento? Muita coisa. Estamos presenciando uma crescente e, talvez, incontrolável onda de ódio que se espalha pelo país motivada, inicialmente, por questões politicas mal resolvidas ou ainda inaceitáveis por algumas pessoas. As rivalidades politicas que antes se limitavam ao período das eleições, agora, ganham amplitudes nacionais, impulsionadas por más administrações, sejam elas municipais, estaduais ou até mesmo federais. As insatisfações locais ou regionais com o poder público executivo se somaram com os resultados do pleito nacional, iniciando um sentimento de revolta e até mesmo raiva. Quando tais sentimentos encontram um terreno fértil e amplo, como a internet, basta que alguém aponte um caminho ou culpado, para se criar o ódio, a desconfiança, o preconceito, a intolerância, entre outros.
Em um ambiente tão hostil como o que vivemos atualmente qualquer um que se posicione diferentemente da maioria acaba se tornando um alvo, as pessoas desferem todo tipo de ofensas e ataques sem ao menos tentar compreender o porque da pessoa pensar daquela forma. O que acaba tornando-os fascistas sem saberem, pois, repelem qualquer tipo de pensamento pró-governo, progressistas ou de esquerda, este ultimo, é o mais combatido, pois, limitam esquerda a ideologias como socialismo e comunismo, ai partem para discussões e a ataques que não acabam mais. Mas acredito que o pior disto tudo são os oportunistas que souberam "domesticar" o ódio generalizado, para seus interesses, pessoas que até pouco tempo pouco se ouvia falar agora são admirados e, infelizmente em alguns casos, idolatrados, criando legiões de mentes vazias e manipuladas que podem ser capazes de qualquer coisa, basta seus "líderes" darem a ordem.
Diante deste cenário, fico pensando no caos que poderia se tornar nossa realidade se as pessoas carregassem armas consigo, como muitos desejam, pessoas carregadas de ódio tirando a vida de outras porque elas não pensam semelhante. Exagero? talvez, mas uma pessoa com uma arma na mão e ódio na mente pode cometer grandes tragédias, como já testemunhamos, pasmos, alguns casos recentes.
O que podemos fazer é esperar, torcer e esperar, que o amor que Cristo deixou para que fosse espalhado entre as pessoas não seja novamente assassinado, pois, aos poucos ele esta sendo crucificado, e o pior, por aqueles que dizem seguir seus ensinamentos.
Como diria Lulu Santos: "Eu vejo a vida melhor no futuro. Eu vejo a vida por cima de um muro, de hipocrisia..."
Obrigado pelo tempo que dedicou a esta leitura, espero que tenha gostado e que volte outras vezes :)
Compartilhe se gostou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário