Lanchonete em Içara deixa 52 pessoas intoxicadas

Lanchonete foi fechada terça-feira (19)(Foto: Reprodução RBS TV)

Uma lanchonete foi interditada em Içara, no Sul de Santa Catarina, após 52 clientes terem apresentado sintomas de intoxicação alimentar. O fechamento temporário do local foi feito pela Vigilância Sanitária na noite desta terça-feira (19), após denúncias. Resultados das análises de alimentos devem sair ainda esta semana.
Os primeiros casos de intoxicação de clientes da lanchonete começaram  a ser registrados há cerca de uma semana, quinta-feira (13). Apesar disso, a Vigilância Sanitária só foi acionada nesta segunda (18), quando profissionais que trabalham em uma unidade do município estranharam o grande número de pacientes com sintomas de intoxicação alimentar que estavam sendo atendidos e informaram a instituição.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária do município, Clair da Silva, a suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido por salmonela. Segundo ele, pessoas que apresentaram os sintomas contaram aos fiscais da instituição que teriam comido maionese caseira. "Pode até ter sido pela manipulação dos alimentos, porque a bactéria pode estar incubada no manipulador e ele transmitir por meio da manipulação", explica Silva.
Após fazerem entrevistas, os técnicos da Vigilância identificaram que todos os pacientes comeram no mesmo local. "Salmonela é uma bactéria que causa infecção intestinal, vômitos, diarreia, náuseas, dor de cabeça. Se apresenta especialmente em alimentos derivados do ovo e frango", explica Clair da Silva.
Para confirmar as causas da intoxicação, foram coletadas amostras dos alimentos e dos manipuladores. Silva espera que o laudo com o resultado das análises fique pronto ainda nesta quinta-feira (21) ou, no máximo, até esta sexta (22). Enquanto isso, o local continuará fechado. "O estabelecimento pode ter sua interdição prolongada. Ele pode ser multado e encaminhado o inquérito para o Ministério Público", afirma Silva.
Até esta quarta-feira (20), três pessoas continuavam internadas no Hospital São Roque, de Morro da Fumaça, onde foram atendidos 22 clientes da lanchonete. Um deles é Enerson, que continuava sob observação médica nesta quarta. O jovem conta que ele comeu maionese e começou a passar mal sábado (16). Foi atendido, mas não melhorou e voltou para a unidade hospitalar.
Fonte: G1/ SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário